Patrícia Santos - Palestras e Cursos

Jack Welch, o executivo do século

executivo_seculoSLATER, Robert. Jack Welch, o executivo do século: os insights e segredos que criaram o estilo GE. São Paulo: Negócios, 2001.

Sinopse: Os insights e segredos que criaram o estilo GE. Relato, escrito pelo jornalista Robert Slater, da trajetória deste grande executivo que, em 1981, tornou-se presidente da General Electric, transformando-a na companhia com o maior valor de mercado do mundo: as ações da GE subiram 50% somente no ano passado e ela é, hoje, a quinta empresa norte-americana em faturamento, que chega a 90,84 bilhões de dólares anuais. A leitura revela diferentes aspectos do executivo mais admirado dos EUA: honestidade, energia e incrível capacidade de comunicação.

Competências Relacionadas:

Atitude empreendedora;
Conhecimento negócio;
Melhoria contínua;
Planejamento e Organização;
Conseguir resultados;
Motivação pessoal;
Ética;
Desafios;
Liderança.

Boas maneiras e sucesso nos negócios

boas_maneirasRIBEIRO, Célia. Boas maneiras & sucesso nos negócios: um guia prático de etiqueta para executivos. Porto Alegre: L&PM, 1993.

Sinopse: Sucesso não está ligado somente à competência, mas também ao convívio social e aos ritos que as situações exigem. No fascinante e complexo mundo dos negócios, as regras, as aparências, os rituais de boas maneiras, o comportamento social, têm uma importância extraordinária. A ponto de, em muitas ocasiões, determinarem o fechamento ou não de um grande negócio. Célia Ribeiro é autora de “Etiqueta na Prática” um dos grandes best-sellers dos anos 90 e responsável direto pelo grande destaque que o tema voltou a merecer da mídia. Com “Boas Maneiras & Sucesso nos Negócios”, Celia Ribeiro preenche uma lacuna na bibliografia brasileira. Neste livro estão previstas todas as situações de convívio social enfrentadas pelos executivos. Para reunir estas informações, a autora realizou dezenas de entrevistas com alguns dos maiores empresários e profissionais da área de recursos humanos e comunicação do país. Desde o nó da gravata, até como se comportar em reuniões de negócios, passando por preparação de agenda, relação com subalternos e grandes executivos, maneira de vestir etc. tudo está previsto neste guia prático que vem a ser uma preciosa colaboração ao mundo empresarial, aos executivos e jovens aspirantes ao sucesso nos negócios

Competência Relacionada:

Comportamento.

Ideias

ideiasREIMAN, Joey. Idéias: Como usá-las para renovar seus negócios, sua carreira e sua vida. São Paulo: Futura, 2004.

Sinopse: Este livro destaca o papel que as idéias criativas representam na vida moderna e como cultivar, nutrir e gerar idéias capazes de revitalizar não somente os negócios, gerando lucros, mas também a família e, na forma mais profunda, a sociedade em geral.

Competências Relacionadas:
Atitude empreendedora ;
Criatividade;
Desafios.

O Aprendiz

aprendizRANCIC, Bill. O Aprendiz. São Paulo: Landscape, 2004.

Sinopse: O sucesso é uma coisa diferente para cada pessoa. Para Bill Rancic, significava pegar as coisas de que gostava, como aparecer com idéias empolgantes e nunca trabalhar num emprego das 8 horas às 18 horas, e traduzí-las num negócio lucrativo. Quando chegou aos trinta anos, já havia alcançado todos os objetivos que se propusera criando uma empresa on-line de charutos a partir do nada e usando os lucros para começar um empreendimento imobiliário.

Aí surgiu uma oportunidade que ele não poderia perder, uma competição para testar seu pique e sua inteligência prática em relação a um monte de pessoas talentosas, entre as quais havia vendedores profissionais, marqueteiros e gente formada em administração e comércio, e o prêmio era trabalhar ombro a ombro com o mago dos negócios em pessoa, Donald Trump. Participar de O Aprendiz transformou Bill Rancic em celebridade da noite para o dia. Mas estratégias que usou para vencer foram criadas muito antes disso, e neste livro ele usa exemplos de sua vida pessoal para provar que os segredos do sucesso estão dentro de nós.

Competências Relacionadas:

Atitude empreendedora;
Conhecimento negócio;
Melhoria contínua;
Planejamento e Organização;
Conseguir resultados;
Motivação pessoal;
Ética;
Desafios;

O lado humano da qualidade

humano_qualidadeMÖLLER, Claus. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

Sinopse: Quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem abrigos e se colocam a salvo; outros constroem moinhos e ficam ricos.”
Claus Möller ensina como colocar os funcionários em primeiro lugar, motivando-os e treinando-os para que se sintam inteiramente comprometidos com a empresa e assumam riscos por ela, junto com a alta administração.

Claus Möller é um dos especialistas em administração e capacitação mais concorridos da atualidade. É fundador e presidente da Time Manager International (TMI), a mais importante empresa européia na área de treinamento empresarial, com escritórios em 40 países. Möller implementou programas de qualidade que causaram mudanças cruciais em empresas como American Express, Audi/Volkswagen, Ford, General Motors, Japan Airlines e British Airways.

Competências Relacionadas:

Melhoria contínua;
Motivação pessoal;
Gestão de pessoas;
Liderança.

Safári de Estratéfia

safariMINSTZBERG, Henri. Ahlstrand Bruce, Lampel Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Sinopse: Henry Mintzberg, classificado por Tom Peters como o número 1 entre os estrategistas da Administração, trabalhou com Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel para criar o mais completo e profundo roteiro pelas diversas áreas do planejamento estratégico. Apesar da riqueza e do detalhamento da análise, que vai muito além de tudo que já foi publicado sobre o assunto, este é um texto de leitura fácil e agradável. Se estratégia empresarial é um assunto do seu interesse, este é um safári que você não pode perder.

Competências Relacionadas:

Desafios;
Gestão de equipes;
Foco em resultados;
Visão estratégica.

Networking

networkingMINARELLI, José Augusto. Networking: Como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. São Paulo: Gente, 2001.

Sinopse: conjunto de técnicas e atitudes cuja aplicação requer um comportamento natural de solidariedade e de ajuda recíproca de todos aqueles que tomam consciência de que estamos em permanente interdependência nas redes de relacionamentos – grupo, sociedade ou humanidade. Esta definição resume bem o espírito deste livro.

Competência Relacionada:
Relacionamento.

Maslow no gerenciamento

maslowMASLOW, Abraham Harold. Maslow no gerenciamento. Rio de janeiro: Qualitymark Ed., 2000. 392p.

Sinopse: Longe de querer apresentar algum tipo de modelo ou de fórmula infalível na liderança de pessoas, este livro oferece reflexões para que se possa compreender a gerência e a natureza e o propósito do trabalho. É considerada uma obra seminal sobre o comportamento humano no local de trabalho, que demonstra como as idéias e pesquisas do autor estavam muito a frente do seu tempo. Já nessa época, Maslow antecipava a era digital que hoje vivemos. Além de mostrar como os princípios revolucionários de Maslow sobreviveram à prova do tempo e passaram a integrar as práticas gerenciais modernas, o livro traz ainda comentários e entrevistas com alguns importantes pensadores da gerência e líderes empresariais, que comentam sobre como têm vivenciado em suas organizações as teorias deste grande psicólogo humanístico.

Competências Relacionadas:

Motivação;
Desafios;
Liderança;
Gestão de equipes;
Ouvir pessoas.

O Monge e o Executivo

monge_executivoHUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

Sinopse: Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Competências Relacionadas:

Motivação;
Desafios;
Liderança;
Gestão de equipes;
Ouvir pessoas;

Psicologia para Administradores

psicologia_adminHERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

Sinopse: Psicologia para Administradores se destina a todos os que trabalham em áreas em que é preciso tomar decisões. O livro concentra a atenção na interação entre as pessoas, na motivação e na liderança.
Psicologia para Administradores é um valioso instrumento e obra de referência que, por meio de modelo dinâmico, capacita a diagnosticar e predizer comportamentos e, a seguir, através de estratégias adequadas, dirigir, mudar e controlar o comportamento, visando à eficiência organizacional.

Sumário:

Administração: um enfoque comportamental.
Motivação e comportamento.
O ambiente como fator de motivação.
Comportamento do líder.
Os ingredientes da eficácia.
Diagnóstico do ambiente.
Liderança situacional.
Liderança situacional, percepção e impacto do poder.
Desenvolvimento de sucessos humanos.
Como disciplina construtivamente.
O desenvolvimento de relacionamentos eficazes.
Planejamento e implantação de mudança.
A teoria da administração sob um enfoque holístico.
Competências Relacionadas:

Motivação;
Liderança;
Gestão de equipes.