Confira algumas dicas do que você NÃO deve fazer para continuar no processo e atingir seus objetivos:
- Não chegue atrasado. Investigue o caminho antes e chegue ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência.
- Não cometa excessos na roupa, no perfume e nos acessórios. Use roupas sóbrias, mas confortáveis, sempre de acordo com o seu nível hierárquico, área profissional e também de acordo com a cultura da empresa.
- Não chegue totalmente “cru” na entrevista. Visite o site da empresa, converse com conhecidos, investigue qual o negócio da empresa, tipos de produtos e serviços, concorrentes e particularidades do mercado. Deixe para perguntar somente coisas pertinentes e inteligentes ao entrevistador.
- Não minta. Jamais. Todo seu histórico profissional pode ser investigado depois – a maioria das consultorias faz isso. Coloque suas experiências de forma clara, destacando sempre as suas qualidades e os resultados que você conseguiu atingir.
- Não fale demais nem de menos – saiba fazer as intervenções nas horas certas, respondendo o que for perguntado e questionando quando preciso.
- Não represente um papel, nem tente parecer algo que você não é. Da mesma forma que a empresa quer o candidato ideal, você também deve buscar entrar na empresa que mais vá de encontro com as suas expectativas. Se por acaso não der certo desta vez, é porque aquela oportunidade não era para você. Lembre-se: a sua hora vai chegar, por isso seja verdadeiro na entrevista.
- Não esconda informações ou dê respostas vagas. Você será o maior beneficiado se apresentar todas as informações sobre seu histórico profissional, por isso, coopere!
- Não decore repostas prontas para as perguntas que o entrevistador possa lhe fazer. Nada pior do que um candidato estático, que responde às questões como se fosse um boneco. Tenha em mente o que pode ser respondido, mas aja sempre com naturalidade e entusiasmo.
- Não fale mal das outras empresas que você trabalhou. Isso também vale para o ex-chefe e colegas de trabalho.
- Não use gírias, brincadeiras de baixo calão e palavrões na entrevista, por mais informal que seja o entrevistador.
- Não se coloque muito íntimo do entrevistador. A relação entre vocês é meramente profissional, por isso exclua os tapinhas nas costas, piadas e gracinhas do tipo.
- Não ignore perguntas ou mude de assunto de repente. Se você não sabe a resposta para determinada questão, a melhor coisa é não inventar respostas ou tentar fugir. Fale a verdade, diga que não tem muito conhecimento sobre esse assunto e prefere não opinar.
- Não fique arrumando desculpas ou culpados para as possíveis falhas que possam existir em sua carreira. Se o selecionador perguntar porque você saiu do último emprego e você foi demitido, coloque isso para o selecionador, explique a razão e pronto.
- Não questione sobre salário e benefícios até que o selecionador introduza o assunto.
- Não vá embora sem ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre a vaga, suas futuras responsabilidades e metas.