Estava o capitão do navio pirata na sua cabine, quando um marinheiro esbaforido avisou:
– “Capitão! Capitão! Dois navios inimigos no horizonte!”
E o capitão: – “Traga-me minha camisa vermelha!”
Depois de vestir a camisa vermelha, o pirata comandou a abordagem aos navios inimigos e depois de matar todos os tripulantes, tomaram de assalto os barcos saqueando tudo que puderam.
Dias depois, o mesmo marinheiro desce as escadas gritando: – “Capitão! Capitão! Três navios inimigos no horizonte”. E, novamente, o pirata pediu sua camisa vermelha e a mesma cena se repetiu: a batalha, os mortos e o saque.
Mais tarde, o marinheiro, todo cerimonioso aproximou-se do pirata e perguntou: – “Capitão, desculpe-me a ousadia, mas por que o senhor sempre pede a camisa vermelha?” E o capitão: – “Se eu for ferido na batalha, o sangue se confundirá com o vermelho da camisa, vocês não notarão que eu estou ferido e continuarão lutando com o mesmo vigor e empenho!”
O marinheiro afastou-se surpreso e orgulhoso do seu capitão e não deixou de exclamar: “isso é que chefe, aliás, chefe não, um verdadeiro líder-coach!”
Alguns dias depois, o mesmo marinheiro desce gritando “Capitão! Capitão! Seis navios inimigos no horizonte.” E o capitão: – “Traga-me minha calça marrom!